segunda-feira, 13 de agosto de 2012

5 Filmes de Terror Baseados em Fatos Reais




Quer algo mais assustador do que saber que aquela malfadada história realmente aconteceu? Pois é, aparentemente o cinema do horror também concorda com isto. Por tal, sabem bem como abusar deste recurso na sétima arte. Impossível ignorar aquela frase em letras destacadas saltando na tela: "Baseado em Fatos Reais". Comentando sobre o assunto com minha irmã, fomos relembrando de um, de outro e de mais outro filme de terror encaixados nesta categoria. Pronto! Estava nascendo ali mais uma idéia para postagem da Quinzena Terror.

Abaixo elencarei 05 filmes de terror baseado em fatos reais, para isto utilizarei algumas informações fornecidas no Blog destinado ao gênero Rewind, Please:


O Canibal


No Filme: Fazendo uma mistura entre terror psicológico e um drama intenso, o filme retrata a história de um homem solitário em suas vontades canibalísticas e outro que ansiava por ser - literalmente - comido. Ambos se encontram através da internet e bolam um plano mórbido. O filme não é muito fácil de ser assistido, não é sangrento, tem um ritmo lento e busca ser fiel a verdadeira história (em que pese mude o nome dos envolvidos e inclua uma estudante do tema). As atuações são boas, mesmo que a película não cumpra o que promete. Todavia, vale apena conferir justamente pela natureza do crime.

Na Real: Em 2002, na Alemanha, Amin Meiwes combinou pela internet com Bernd que iria assassina-lo e comê-lo. Tudo foi filmado com o intuito de registrar o "glorioso" momento. Do crime resultou-se 20 kg de carne, que ele manteve em um freezer. Quando esta acabou, Meiwes colocou outro anúncio na internet, instante que um internauta suspeitou e denunciou a polícia. 


Enigma do Mal


No Filme: Carla Moran, uma mãe solteira com três filhos,  afirma ser assombrada por uma entidade que a agride e a abusa sexualmente diversas vezes. Ela recebe ajuda de pesquisadores paranormais, que documentam e tentam prender o  mencionado espírito. Assisti este não há muito tempo atrás e confesso que gostei muito. É bem amarrado, tem os elementos do terror da época, bons sustos e efeitos especiais convincentes. Recomendo.

Na Real: Em 1974, os pesquisadores Kerry Gaynor e Barry Taff investigaram um caso de uma mulher chamada Doris Bither, que vivia na Califórnia e contou ser violentada por uma entidade sobrenatural. Os dois dizem ter presenciado objetos se movendo, luzes que flutuavam pela casa e a aparição de uma silhueta humana; Contudo, não se documentou qualquer agressões físicas a mesma. Gaynor reportou que os ataques diminuiram quando Bither se mudou da casa.


A Maldição dos Mortos Vivos


No Filme: Dennis Alana, antropologista americano, é contratado por uma empresa farmaceutica para adquirir uma amostra de uma droga usada no Haiti - claro, em rituais de voodoo.  O medicamento teria um suposto poder de reavivar os mortos.

Na Real: Um filme de zumbis baseado em fatos reais? Pois é.. Mas, há controvérsias sobre o quão real são estes fatos. Bom, o filme seria uma versão “aumentada” de um livro do canadense Wade Davis contando suas experiências com a zumbificação haitiana. Segundo suas anotações, um pó local possuia uma toxina que induzia um estado de “morte” em indivíduos posteriormente ressucitados através de um transe hipnótico por um “mestre controlador”. Um dos casos mais famosos tratava de um homem que viveu como um zumbi durante dois anos na década de 60.


Um Crime Americano + The Girl Next Door


Nos Filmes:  Dois filmes retratam a mesma história, sobre duas óticas diferentes. Contam a  situação de duas adolescentes que passam a viver sob os cuidados de uma psicopata sádica. Sem conhecimento da vizinhança, as duas meninas enfrentam atos de tortura e punição nas mãos desta e, pasmem, dos filhos da referida idem. Eu assisti, apenas o "Um Crime Americano" que, pelo que li, seria mais realista e chocante que o segundo. Como não posso falar pelo "The Girl Next Door", indico o primeiro - o qual conta com a ótima atuação de Ellen Page.

Na Real: Os filmes são baseados na história real sobre uma menina chamada Slyvia,  torturada brutalmente e assassinada pela mulher que estava com sua custódia, junto de outras crianças do bairro. Este é um dos raros casos onde a história real é mais impactante e violenta que a versão novelizada, já que Slyvia sofreu abusos de todos os tipos e morreu de hemorragia cerebral, atada em um porão por meses.


O Exorcismo de Emily Rose


No Filme: O filme acompanha o julgamento de um padre pela morte de uma menina chamada Emily Rose, durante um exorcismo. Através de flashbacks, é possível assistir a história de Emily e as manifestações sobrenaturais que se abateram sobre ela. Eu acho a película mais num estilo drama, por isto não é muito assustador. Mas vale a pena conferir por ser bem similar com os fatos relatados como reais.

Na Real: Inspirado pelo caso da jovem alemã Anneliese Michel que, em 1968, começou a demonstrar sintomas estranhos como paralisia, auto-flagelação e visões; O filme altera nomes e alguns aspectos da história. Em 1975, dois padres performam um exorcismo por 10 meses seguidos até o instante que Anneliese morreu de inanição. Os pais da menina e os padres foram julgados por homicídio culposo.


Outros filmes de horror baseados em fatos reais: O Massacre da Serra Elétrica, O Exorcista, A Última Profecia, Mar Aberto, Gêmeos - Mórbida Semelhança, O Horror em Amityvillle e Wolf Creek. Para mais informações clique AQUI.
P.S.: A Título de Esclarecimento:
Como fiz minhas ecolhas: Procurei fazer uma lista com filmes de histórias bem similares entre o real e o registrado em cinema. Tirando a Maldição dos mortos-vivos que elenquei por achar curioso. Não estou fazendo um  top melhores filmes, nem analisei o grau de "susto" deles... Se fosse assim, mudaria meu elenco.


Sobre a ausência do filme "O Exorcista" na lista:  Apenas não falei dele pois a dita inspiração em fatos reais é muitooo distante do que realmente teria acontecido; Já que teria sido inspirado em um artigo reportando um exorcismo de um menino de 13 anos, em Maryland, no ano de 1949. Ou seja, na real não possui - nem de perto - os detalhes violentos que são descritos filme. 
Foi por esta razão que não coloquei na lista O Massacre da serra elétrica, já que os ditos fatos reais surgiu inicial de Tobe Hooper nasceu a partir de uma visita à uma loja que vendia serras-elétricas, a fantasia da idéia de sair com uma matando pessoas por aí , na parte da idéia para a criação de Leatherface, Graças ao psicopata Ed Gein que fazia ornamentos caseiros utilizando ossos e pele humana. 

Ademais, Gein inspirou outros dois personagens famosos do cinema, Norman Bates de “Psicose” e o Buffalo Bill, o serial killer de “O Silêncio dos Inocentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário