quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Qual o segredo do sucesso de NCIS?

Opinião do Dj alma: Uma das séries policiais que mais amo. Comece a assistir pela Rede Record, mas baixei muita coisa da net. 

Material do Séries Maníaco


NCIS vai para o 10ª ano de exibição e já está consolidada como a maior audiência na TV americana por algumas temporadas. E é “só um procedural”?
Spoilers Abaixo:
A resposta pode frustrar alguns, mas a verdade é que NCIS não tem segredo ou fórmula mágica pra ser o que é. Não existe isso em séries desse nível! Não dá para resumir uma ótima produção em apenas uma característica. Fazer isso é bancar o cego e não aceitar as qualidades que estão estampadas na frente do espectador. E eu garanto que podemos ser poucos no Brasil, mas quem também assiste NCIS sabe do que eu estou falando. Mas a minha intenção aqui é tentar explicitar, para quem não conhece a série, o que tem por trás de tudo isso e comentar um pouco sobre o que nos foi apresentado na última temporada. Vamos lá então…
Assim como 90% de todas as séries policiais, a série gira em torno de uma equipe de agentes que investigam crimes. Em NCIS, especificamente, são “policiais da marinha” que solucionam crimes relacionados à Marinha Americana e tudo que envolve a mesma. A diferença dela para outras séries é o conjunto, os atores, histórias bem redondinhas e diferentes. Aliás, os roteiristas de NCIS são muito inteligentes! Posso queimar a língua depois disso, mas em todos esses anos da série, eu não me lembro de um deslize da parte deles. Mesmo no final da segunda temporada quando houve a trágica morte da Kate, uma das personagens mais carismáticas da série até então, o que poderia ter significado um problema em aceitação do público, deu totalmente certo e saiu melhor do que qualquer otimista poderia imaginar. E mesmo após nove anos de exibição, nada é repetitivo e as histórias, que sempre vão se renovando, não ficam abaixo do nível das já apresentadas anteriormente.
Os atores e sua química é outro quesito inquestionável. Já é de grande ajuda o fato de que não existiram mudanças drásticas no elenco e que quando ouve uma exceção, acabou sendo umas das melhores decisões já tomadas na série. E não só seus intérpretes merecem elogios. Os personagens são muito carismáticos (menos o Vance #nãogostodele) e a interação entre eles beira a perfeição. Não existe pessoa no mundo que não goste da Abbie e suas maluquices ou do Tony inventando piadinhas relacionadas à personalidade e ao sobrenome do McGee (se existir, por favor, se apresente). Até os personagens secundários são tão bem construídos que é difícil você não criar vínculos com eles. Enfim, um elenco e personagens incríveis para uma série do mesmo nível.
Costumo ver internet afora que aqui no Brasil à aceitação por NCIS: LA é bem maior. E eu confesso que eu não entendo isso, chego a considerar isso um ultraje. Assisti alguns episódios do spin-off e não me interessei, não como aconteceu com NCIS. A série é totalmente diferente da original e talvez tenha sido um dos motivos para eu não ter gostado muito. Enquanto a primeira utiliza mais da tecnologia para resolver os crimes, NCIS é “estilo Gibbs” mesmo, um estilo mais grosseiro até. E eu considero isso um charme da série. Uma pena que os fãs de NCIS: LA (não estou generalizando, mas acredito que seja a maioria) não “enxergam” as qualidades doverdadeiro NCIS. Aliás, uma pergunta que sempre me cerca é: por que quase ninguém assiste NCIS aqui no Brasil? Há anos que eu penso nisso e nunca achei uma boa resposta, ainda mais depois que o spin-off fez bastante sucesso. Não acredito que seja porque é um procedural ou porque a série não é boa, etc. Realmente não consigo pensar em nenhuma boa solução para esse mistério.
A nona temporada me surpreendeu positivamente. Quando alguma série em que eu acostumo acompanhar chega a tantos anos de exibição, eu já fico aflita achando que o nível de qualidade irá cair, o que é natural. E é claro que com NCIS isso não ocorreu. O ápice para mim foram os quatro últimos episódios. Confesso que nunca tinha visto numa série desse estilo, um mesmo plot que durou por tanto tempo. Sem contar que na verdade ele ainda não acabou.  O final me deixou bastante apreensiva, com a queda repentina do Duck na praia. Afinal todos do elenco principal correm risco em D.C., mais uma clara chance de morte é demais para mim. Mas eu acredito em um desfecho feliz nos dois locais.
Algo em que no começo eu gostava bastante, mas no final já achei meio chatinho, foi o relacionamento do Gibbs com a “Doc” Samantha Ryan. Eu gosto da atriz, Jamie Lee Curtis, e ela tem uma química muito boa com o Mark Harmon (hello “Sexta-feira Muito Louca”). O problema foi que no final da temporada qualquer caso que aparecesse ela se metia no meio e aparecia com uma grande ajuda. Sem contar as constantes mudanças de atitude da personagem, que ora ajudava e ora dava orientações confusas. Ela provavelmente estará de volta na 10ª temporada, só espero que a usem com mais sabedoria para não ficar algo cansativo.
NCIS atingiu a marca história de 200 (!) episódios exibidos nessa temporada e o episódio foi muito bom, um dos melhores da série, em minha opinião. A história sendo contada em “como seria se eu fizesse isso ou não tivesse feito aquilo” foi bastante interessante e se encaixou certinho na estrutura de NCIS. Fico muito feliz em saber que, mesmo após 200 episódios (agora já são 210), algo totalmente novo foi apresentado e de maneira bem satisfatória. Estou no aguardo do episódio de número 300!
Claro que não é tudo perfeito. De vez em quando eu acabo achando um episódio meio arrastado (principalmente quando focam no Vance) ou não acho um caso tão interessante. Ou então, como eu já comentei, a insistência em algumas histórias (é pra você mesmo E.J.) que fica um pouco cansativo. Mas a frequência baixíssima que isso ocorre, depois de tantos anos vendo a série, só demonstra o quão espetacular é NCIS. Uma série que após os anos provavelmente se tornaria como qualquer procedural, mas que ao invés disso se tornou o maior fenômeno dos EUA. Isso é NCIS!
Se apresentem nos comentários e me digam o que acharam dessa temporada, do andamento da série, de novas possibilidades que podem ser apresentadas… Enfim, a sua opinião sobre NCIS. É tão raro achar alguém que curta a série que estou curiosa a respeito da opinião de vocês :)
p.s.1: foi divulgado a lista dos atores mais bem pagos da televisão americana. Mark Harmon é o primeiro na categoria drama, faturando 500.000 dólares por episódio. Pauley Parette e Michael Weatherly ganham 175.000 dólares cada e David McCallum ganha 75.000 por episódio. Os demais atores não foram listados.
p.s.2: mais alguém se irrita quando dizem “NCSI”? Oh God!
p.s.3: adoro as aparições da Diane Neal, como a “Gibbs fêmea”. Irei esperar ansiosamente por mais aparições dela na série.
p.s.4: deemm mais espaço para o Prob Dorneget, please!
p.s.5: sou team #TIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário