domingo, 15 de junho de 2014

Trapaça (American Hustle)

Trapaça
Lançamento (2h18min
Dirigido por
ComChristian BaleBradley CooperAmy Adams 
GêneroComédia dramática , Suspense
NacionalidadeEUA

Média IMDb: 7,4

Crítica Dj alma: Um filmaço. Do começo ao fim te prende para sabermos como vai terminar aquela histórias de enroladas e mais enroladas. Show. Valeu a pena assistir. Nota 10,0.

Sinopse e detalhes

Não recomendado para menores de 14 anos 
Irving Rosenfeld (Christian Bale) é um grande trapaceiro, que trabalha junto da sócia e amante Sydney Prosser (Amy Adams). Os dois são forçados a colaborar com um agente do FBI (Bradley Cooper), infiltrando o perigoso e sedutor mundo da máfia. Ao mesmo tempo, o trio se envolve na política do país, através do candidato Carmine Polito (Jeremy Renner). Os planos parecem dar certo, até a esposa de Irving, Rosalyn (Jennifer Lawrence), aparecer e mudar as regras do jogo.


Diretores

Atores e atrizes

Dolly Polito
Stoddard Thorsen
Brenda
Senator Horton Mitchell
Julius
Carl Elway
Anthony Amado
Alfonse Simone
Irv's Sheik Plant
Tellegio's Consigliere

Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Trapaça" e das filmagens!

Inspiração real

Curiosidades sobre Trapaça
O personagem Irving Rosenfeld foi inspirado em Mel Weinberg, um trapaceiro condenado real que foi contratado pelo FBI no final dos anos 70, início dos anos 80, para auxiliar em uma operação. 

A verdade vista no cinema

Curiosidades sobre Trapaça
O filme é um relato ficcional do Abscam (abreviação de golpe Arab), escândalo do final dos anos 1970 e início de 1980: uma operação do FBI, que começou como uma investigação de tráfico de bens roubados, mas mais tarde foi expandida para incluir corrupção política. Ao contratar Weinberg em 1978, o FBI lançou sua maior operação com o objetivo de derrubar funcionários públicos corruptos. 

Parcerias cinematográficas

Curiosidades sobre Trapaça
Christian Bale e Amy Adams haviam trabalhado com o diretor David O. Russel anteriormente no filme O Vencedor. Assim como os atores Bradley CooperJennifer LawrencePaul Herman e Robert De Niro, que atuaram juntos em O Lado Bom da Vida, filme também dirigido por Russel. 

Reencontro

Curiosidades sobre Trapaça
Este filme marca a terceira colaboração cinematográfica entre os atores Bradley Cooper e Robert De Niro. Os anteriores incluem Sem Limites (2011) e O Lado Bom da Vida (2012).

Feito sob medida

Curiosidades sobre Trapaça
David O. Russell escreveu os personagens de Christian BaleBradley CooperAmy AdamsJeremy Renner,Jennifer LawrenceLouis C.K. e Robert De Niro expressamente para cada ator que iria interpretá-los.

Tinha que ser!

Curiosidades sobre Trapaça
David O. Russell desenvolveu e expandiu o papel de Rosalyn especificamente para Jennifer Lawrence, que se inspirou, e pegou o sotaque para a personagem, ao assistir The Real Housewives of New Jersey (2009).

Show de Improviso

Curiosidades sobre Trapaça
A cena da briga que se passa no quarto entre Christian Bale e Jennifer Lawrence foi completamente improvisada. Uma versão da cena estava no roteiro, mas os atores não estavam conseguindo conectar-se com ela, então o diretor David O. Russel decidiu permitir que eles dissessem o que quisessem.

O que realmente importa

Curiosidades sobre Trapaça
De acordo com Christian Bale muito do filme foi improvisado. Então, durante as filmagens, ele disse a David O. Russel"Você percebe que isso vai levar o enredo para muito fora dos trilhos", ao que o diretor respondeu"Christian, eu odeio enredos. Eu sou totalmente sobre os personagens, é isso".

Metamorfose

Curiosidades sobre Trapaça
Christian Bale alcançou as características físicas de seu personagem ganhando mais de 18 quilos, fazendo um penteado para disfarçar a careca de Irving, e curvando sua postura, o que resultou em herniar dois de seus discos no processo.

Entrega de corpo e alma

Curiosidades sobre Trapaça
Esta é a quarta vez que Christian Bale passa por uma incrível transformação corporal para atuar e a segunda vez que ele o fez em um filme de David O. Russell. A primeira vez foi em O Operário (2004), no qual ele ficou extremamente magro, perdendo 28,5 quilos. Depois, em O Sobrevivente (2006) ele perdeu 25 quilos, e em O Vencedor (2010) perdeu 13,6 quilos.

Caracterização perfeita

Curiosidades sobre Trapaça
David O. Russell relatou que Robert De Niro não reconheceu Christian Bale no set de filmagens, mesmo depois de eles terem sido apresentados. De Niro puxou Russel de lado, apontou para Bale e perguntou quem ele era. Primeiro, De Niro não acreditou que era Bale mas depois que Russel o convenceu, o ator disse "Uau, ele realmente está diferente", e acenou a cabeça em sinal de aprovação. Russel então reapresentou os dois depois que De Niro sabia quem Bale era.

Para tudo dá-se um jeito

Curiosidades sobre Trapaça
Christian Bale foi escalado para o papel principal, mas devido a conflitos de agenda, ele desistiu e foi substituído porBradley Cooper, com Jeremy Renner assumindo o papel que anteriormente era de Cooper. Após a agenda de Bale ser liberada e ele retornar ao projeto no mesmo papel, Cooper voltou a interpretar o agente do FBI. Então,David O. Russell escreveu o personagem de Carmine Polito para Renner.

Deu treta

Curiosidades sobre Trapaça
O roteiro originalmente era intitulado American Bullshit (em tradução livre, Treta/Besteira Americana) e ficou em oitavo lugar na Black List (Lista Negra) 2010 de Hollywood, que classifica os enredos não produzidos.

Pára tudo!

Curiosidades sobre Trapaça
As filmagens de Trapaça foram adiadas depois da bomba terrorista na Maratona de Boston.
A produção na cidade foi encerrada em 19 de abril de 2013, quando a cidade ficou bloqueada durante a caçada a um dos suspeitos do atentado. 
Bradley CooperJeremy RennerChristian Bale e Amy Adams foram aos hospitais na área metropolitana de Boston visitar as vítimas do ataque.

Diretor de Argo cogitado

Curiosidades sobre Trapaça
O diretor Ben Affleck foi originalmente considerado para dirigir Trapaça, mas ele recusou para dirigir uma adaptação do livro de Stephen King, Dança da Morte. Mas Affleck não vai mais dirigir a adaptação. Ele passou a bola para Scott Cooper, que também saiu do projeto e ainda não tem substituto definido.

Projeto dos anos 80

Curiosidades sobre Trapaça
No início dos anos 1980, o diretor francês Louis Malle adaptou a história do Abscam em um roteiro cinematográfico intitulado Moon Over Miami, com Dan Aykroyd interpretando o agente do FBI e John Belushi atuando como o vigarista, mas a morte de Belushi em março de 1982 arruinou os planos para o filme. 

Hair style

Curiosidades sobre Trapaça
Foi ideia de Bradley Cooper dar ao personagem Richie DiMaso um penteado permanente, assim como usar rolos de cabelo na cena do apartamento de Richie. 

Família reunida

Curiosidades sobre Trapaça
A criança que o personagem de Jeremy Renner beija nas mãos ao cumprimentar as pessoas como o prefeito nas ruas de Camden é na verdade a participação especial da filha recém-nascida de Jeremy Renner, Ava Berlin Renner, que nasceu durante a produção de Trapaça. A mulher segurando Ava na mesma cena é a mãe da menina, namorada de Renner, Sonni PachecoDavid O. Russell convidou a mãe do ator para participar da cena também, mas ela recusou a oferta. Sonni e Ava podem ser vistas brevemente tanto no filme quanto no primeiro trailer do filme que foi liberado.

Algum dia do passado...

Curiosidades sobre Trapaça
Jeremy Renner e Elisabeth Röhm, que interpretaram Carmine e Dolly Polito, respectivamente, previamente trabalharam juntos em um episódio de TV da série Angel (1999).

Encontro nas séries de TV

Curiosidades sobre Trapaça
O personagem interpretado por Shea Whigham discute apostas de jogo em Atlantic City, e o personagem desse mesmo ator na série Boardwalk Empire (2010) também é de Atlantic City.
O ator Jack Huston também participa de Boardwalk Empire.

Coincidências

Curiosidades sobre Trapaça
Coincidentemente, dois filmes fazem referência ao 28º andar: Trapaça e O Lobo de Wall Street, ambos estão concorrendo ao Oscar 2014 em inúmeras categorias, incluindo Melhor Filme. Em Trapaça, é o 28º andar do Plaza Hotel de Manhattan, já em O Lobo de Wall Street, refere-se ao 28º andar de um Hotel de Las Vegas. Os dois lidam com histórias de excesso que ocorrem nos anos 1980.  

O mundo está conectado

Curiosidades sobre Trapaça
O político John Murtha foi alvo de Abscam mas não foi indiciado já que não aceitou o suborno. Ele mais tarde seria salvo de uma punição do Comitê de Ética Casa por Charlie Wilson, para quem a personagem de Amy Adams trabalhou em Jogos do Poder (2007).

Oscar 2014

Curiosidades sobre Trapaça
Trapaça foi indicado a dez categorias no Oscar 2014, e são elas:
- Melhor Filme
- Melhor Diretor (David O.Russel)
- Melhor Ator (Christian Bale)
- Melhor Atriz (Amy Adams)
- Melhor Ator Coajuvante (Bradley Cooper)
- Melhor Atriz Coajuvante (Jennifer Lawrence)
- Melhor Roteiro Original (Eric Singer e David O. Russell)
- Melhor Direção de Arte
- Melhor Figurino
- Melhor Edição (Jay Cassidy e Crispin Struthers).

Premiações

Curiosidades sobre Trapaça
Globo de Ouro 2014
Vencedor nas categorias:
Melhor Filme Comédia/Musical
Melhor Atriz (Amy Adams)
Melhor Atriz Coajuvante (Jennifer Lawrence)

Posters

  • Trapaça : Poster
  • Trapaça : Poster
  • Trapaça : Poster
  • Trapaça : Poster
  • Trapaça : Poster
  • Trapaça : Poster
  • Trapaça : Poster
  • Trapaça : Poster
  • Trapaça : Poster
  • Trapaça : Poster

Fotos do filme

  • Trapaça : Foto Amy Adams
  • Trapaça : Foto
  • Trapaça : Foto
  • Trapaça : Foto Amy Adams, Bradley Cooper
  • Trapaça : Foto Christian Bale
  • Trapaça : Foto Amy Adams
  • Trapaça : Foto Bradley Cooper
  • Trapaça : Foto Jennifer Lawrence
  • Trapaça : Foto Christian Bale, Jennifer Lawrence, Jeremy Renner
  • Trapaça : Foto Christian Bale, Jeremy Renner
  • Trapaça : Foto Jeremy Renner, Michael Peña
  • Trapaça : Foto Jennifer Lawrence
  • Trapaça : Foto Bradley Cooper
  • Trapaça : Foto Amy Adams, Bradley Cooper, Christian Bale, Jeremy Renner
  • Trapaça : Foto Amy Adams, Christian Bale
  • Trapaça : Foto Christian Bale
  • Trapaça : Foto Amy Adams
  • Trapaça : Foto Jennifer Lawrence
  • Trapaça : Foto Bradley Cooper
  • Trapaça : Foto Jeremy Renner
  • Trapaça : Foto Amy Adams, Bradley Cooper, Christian Bale
  • Trapaça : Foto Christian Bale
  • Trapaça : Foto
  • Trapaça : Foto Amy Adams, Jennifer Lawrence
  • Trapaça : Foto Jennifer Lawrence
  • Trapaça : Foto Amy Adams
  • Trapaça : Foto Amy Adams
  • Trapaça : Foto Amy Adams, Bradley Cooper, Christian Bale
  • Trapaça : Foto Jennifer Lawrence
  • Trapaça : Foto Amy Adams
  • Trapaça : Foto Jeremy Renner
  • Trapaça : Foto Amy Adams, Bradley Cooper, Christian Bale
  • Trapaça : Foto Amy Adams, Bradley Cooper, Christian Bale, Jennifer Lawrence, Jeremy Renner
  • Trapaça : Foto Amy Adams, Christian Bale
  • Trapaça : Foto Bradley Cooper, Christian Bale


Fonte: AdoroCinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário